Trabalhos

Apresentação de Trabalhos - Orientações

As apresentações de trabalhos acontecerão presencialmente no período de 24 a 26 de Outubro.

Para apresentação e publicação do trabalho, é necessário que um dos autores esteja com inscrição paga até dia 16 de outubro.

Apenas os autores poderão apresentar o trabalhos aprovado.

O tempo de apresentação será de 10 minutos. 

Para outras informações sobre os trabalhos, envie e-mail para esud2023.agead@ufms.br ou WhatsApp para 67 3345-7615.

Cronograma de Apresentação dos Trabalhos

Submissão de Trabalhos

O 20º Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância e o 9º Congresso Internacional de Educação Superior a Distância, tem como objetivo, promover espaços de diálogo, cooperação, divulgação científica e trocas de experiências sobre  a Educação a Distância no Brasil, tendo como foco: políticas públicas, gestão, governança e qualidade.

Nessa perspectiva, o ESUD|CIESUD 2023 abre espaço para apresentação e publicação de artigos científicos e relatos de experiências em cinco trilhas temáticas.

Trilhas temáticas

Trilha Temática I – Políticas Públicas, regulamentação e institucionalização

Editora responsável: Daniela da Costa Britto Pereira Lima (UFG)

Escopo: Políticas públicas para educação a distância. Regulamentação da educação a distância. Institucionalização da educação a distância. Financiamento da educação a distância. Educação Aberta. Educação flexível. Educação híbrida. Inclusão e acessibilidade. Parâmetros de qualidade na EaD. Inovação. 

Trilha Temática II – Gestão e governança

Editora responsável: Yasmin Gomes Casagranda (UFMS)

Escopo: Modelos e processos de gestão institucional, tecnológica, financeira, acadêmica e pedagógica para educação a distância. Gestão de pessoas. Ferramentas de gestão de processos e projetos. Governança em educação a distância. Processos formativos de equipes. Captação de estudantes. Acompanhamento e controle de evasão e retenção de estudantes. Acompanhamento de egressos. 

Trilha Temática III – Modelos pedagógicos e metodologias

Editora responsável: Analígia Miranda da Silva (UFMS)

Escopo: Modelos pedagógicos. Programas e cursos de graduação e pós-graduação. Docência. Coordenação de Tutoria. Tutoria e mediação da aprendizagem online. Polos de apoio presenciais. Tutoria presencial. Inovação pedagógica. Curricularização da extensão. Estágios obrigatórios e disciplinas de práticas nas licenciaturas. Moocs. Design pedagógico.

Trilha Temática IV – Tecnologias digitais 

Editora responsável: Graziela Santos de Araújo (UFMS)

Escopo: Tecnologias digitais em diferentes modelos pedagógicos. Ambientes virtuais de aprendizagem. Jogos digitais. Laboratórios virtuais. Infraestrutura de tecnologia. Inteligência artificial. Realidade virtual. Tecnologias assistivas e acessibilidade. Inovação tecnológica. Tecnologias adaptativas. Formação continuada para uso de tecnologias digitais. Competências digitais. 

Trilha Temática V – Materiais didáticos

Editora responsável: Natália Cristina de Oliveira (UFMS)

Escopo: Planejamento, produção, adaptação e validação de materiais didáticos em diferentes mídias. Curadoria de materiais didáticos. Recursos Educacionais Abertos. Direitos autorais. Licenças de uso de materiais didáticos. Repositórios institucionais. Design instrucional.

Diretrizes para autores

Cronograma

Período de submissão: 01/06 até 08/07/2023 – 31/07/2023 – 15/08/2023 29/08/2023 (novo)

Avaliação de trabalhos: 08/07 até 08/08/2023 Fluxo contínuo

Divulgação dos trabalhos aprovados: 01/09/2023 Fluxo contínuo para os autores e co-autores no sistema de submissão

Envio da versão final dos trabalhos aprovados: 15/09/2023 

Envio do slide de apresentação dos trabalhos aprovados: 10/10/2023

Divulgação da listagem final dos trabalhos aprovados para apresentação: 25/09/2023

Publicação da lista de trabalhos aprovados no site: 15/10/2023 (previsão)

Sistema de submissão

Faça seu cadastro como Leitor e Autor no Sistema de Submissão de Trabalhos. 

Se você tiver interesse em ser parecerista ad hoc, inclua a opção “Avaliador” no seu cadastro. Para ser avaliador é necessário possuir o título de Mestrado ou Doutorado.

Atenção: a autenticação com ORCID é obrigatória para autores e avaliadores.